Lomadee

domingo, 18 de dezembro de 2011

Uepa realiza última etapa dos Processos Seletivos 2012

Neste domingo (18), 1.022 candidatos faltaram às provas do Prise e do Prosel. Amanhã, já tem início a correção dos exames. Gabarito oficial será liberado em 48 horas e os calouros serão conhecidos em janeiro.



A terceira e última fase dos Processos Seletivos 2012 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi marcada pela tranquilidade em Belém e nos 24 municípios de realização das provas neste domingo (18). Foram registrados 1.022 faltosos, dos 13.533 candidatos aptos à terceira fase. Destes, 626 são do Programa de Ingresso Seriado (Prise – Subprograma XIII) e 396 do Processo Seletivo (Prosel). A correção das provas tem início nesta segunda-feira (19) e o resultado final da seleção está previsto para a primeira quinzena de janeiro.

Logo mais, a partir das 15h, será divulgado o gabarito preliminar no site da instituição (www.uepa.br) e nos quadros de aviso dos campi da Universidade. A partir dessa divulgação, a Uepa recebe por até 48 horas recursos relacionados às questões incluídas no certame, e apenas após esse período libera o gabarito oficial. O espaço entre a divulgação do preliminar e do oficial respeita uma imposição do edital dos Processos Seletivos 2012, que garante a possibilidade de candidatos, professores, colégios e cursinhos entrarem com recursos para revisão de questões.

Nesta última etapa, durante cinco horas de prova, os candidatos se submeteram a 54 questões objetivas, valendo um ponto cada uma, e a uma prova de redação, de caráter eliminatório, que vale 30 pontos. O candidato deve fazer, no mínimo, doze pontos na prova objetiva


e seis na redação, para não ser eliminado.


Expectativa


A Escola Estadual de Ensino Médio "Visconde de Souza Franco", no bai


rro do Marco, reuniu o maior número de vestibulandos - eram 1.220


candidatos lotados no local, e todos da modalidade Prosel. A partir das 9h30, os inscritos podiam deixar o prédio, mas muitos preferiram aproveitar ao máximo as cinco horas de realização da prova e só começaram a sair da escola depois das 10h30.

Do lado de fora, duas mães dividiam as expectativas em relação ao desempenho das filhas na prova desse domingo. Como se não bastasse, elas tinham em comum também o nome, Maria do Socorro, e a esperança de que as candidatas, ambas tentando uma vaga para Medicina pela terceira vez, consigam a almejada aprovação.

"Minha filha estava bem nervosa nos últimos dias. Dormiu pouco hoje à noite, estava ansiosa pela prova. Eu moro em Marabá e ela mora em um internato em Belém desde que começou a estudar para entrar na Universidade", disse Maria do Socorro que é mãe de Jéssica Borges e Silva, de 21 anos. "Sempre a acompanho nas provas e estou aqui, rezando a Deus para que, dessa vez, o esforço dela seja recompensado", declarou.

A outra Maria do Socorro contou que a filha Amanda Lobato, de 20 anos, deixou de entrar no ano passado por apenas um ponto e meio de diferença. "Mas dessa vez vai, tenho certeza. Ela esteve muito tranquila essa semana, mas não deixou de estudar praticamente nem um dia", comentou, enaltecendo o esforço da jovem vestibulanda.

Tentando uma vaga para o curso de Secretariado Executivo Trilíngue, Elenilson da Silva, de 21 anos, saiu do "Visconde de Souza Franco" satisfeito com o exame que acabara de fazer. "Gostei da prova, e principalmente, do fato de poder escolher entre dois temas propostos para a redação", elogiou.

Nayara Bueno, de 21 anos, tentou o curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Biologia nos Processos Seletivos 2011, mas não conseguiu passar. Agora tenta uma vaga para Pedagogia. "Não gostei da prova de Matemática, achei bem difícil. A redação estava boa, mas ainda assim, a etapa que mais gostei foi a primeira", revelou ela, que também fez prova no "Visconde de Souza Franco".

Já o candidato Thales de Souza, de 18 anos, que participou da conclusão do Prise XIII e decidiu por tentar uma vaga no curso de Engenharia de Produção, disse ter gostado do exame. "Por estar no último ano do Ensino Médio, fui obrigado a estudar de verdade, então essa etapa pareceu mais fácil que as duas anteriores", justificou.

Atendimento especial

Nenhum dos doze inscritos, e que se declararam portadores de necessidades especiais, faltou ao certame. Na capital, o atendimento de onze deles foi concentrado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o Campus II da Uepa. O único candidato especial no interior foi registrado no município de Monte Alegre. Para os candidatos surdos, a Uepa disponibilizou interpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e provas audíveis (sistema DosVox). Já para os cegos ou com baixa visão foram disponibilizas provas ampliadas, técnico ledor e luminárias. No total, a instituição realizou sete atendimentos visuais, três físico motores, um auditivo e um a candidato com déficit cognitivo.

Vagas e novos cursos

Neste ano, a Uepa oferta 3.232 vagas, distribuídas em 21 cursos de graduação, nos cinco campi da Uepa na capital e os 15 do interior, entre as áreas de Educação, Saúde e Tecnologia. A divisão das vagas obedece a um critério que envolve as regiões de integração do Estado e a vocação para o desenvolvimento de cada município.

Entre as novidades dos Processos Seletivos 2012 da Uepa estão a criação do Curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em Belém, e Biomedicina, em Marabá, no oeste do Estado.

Além disso, a Universidade implanta na capital e em outros seis municípios, seis cursos. São eles: Licenciatura em Filosofia, em Belém; Geografia, em Belém e em Igarapé-Açú; Ciências Naturais, com habilitação em Química, em Altamira e em Salvaterra; Bacharelado em Secretario Executivo Trilingue, em Barcarena; Pedagogia em São Miguel do Guamá e Ciências Naturais, com habilitação em Biologia, em Tucuruí.

Dúvidas e mais informações: (91) 3299-2216 ou daa@uepa.br

Fotos: Mácio Ferreira/Ascom Uepa

UEPA - Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário