Lomadee

sábado, 21 de janeiro de 2012

Resultado ProUni 2012 está disponível e pré-selecionados devem se matricular até dia 1º

Está disponível na página do programa Universidade para Todos (ProUni) o resultado da primeira chamada. Os candidatos pré-selecionados têm prazo de 23 de janeiro a 1º de fevereiro para comparecer às instituições de ensino na qual foram aprovados para confirmar as informações declaradas na inscrição e fazer a matrícula. Depois desse prazo, caso ainda haja bolsas disponíveis, será feita a segunda chamada de candidatos, prevista para 7 de fevereiro, com prazo para comprovação da documentação até 15 de fevereiro.


Espera – Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda disponíveis.

O período para manifestação de interesse na lista irá de 22 a 24 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, a partir de 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março.


Neste processo seletivo são ofertadas 195.030 bolsas – 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade – em 1.321 instituições de ensino superior particulares, entre universidades, centros universitários e faculdades.

Ao final de seis dias de inscrições, o programa registrou a inscrição de 1.208.398 candidatos. O número supera os 1.048.631 inscritos do processo de 2011, até então a maior marca. Cada estudante teve o direito de fazer duas opções de cursos. Dessa forma, o número de inscrições chegou a 2.323.546. Criado em 2005, o ProUni já concedeu 919 mil bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

MEC Assessoria de Comunicação Social

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Enem de 2012 será realizado apenas em novembro

Por solicitação do Ministério da Educação, a empresa Modulo Security, de gestão de risco, concluiu, depois de ouvir todas as entidades que participam da organização do Enem, que a realização de duas edições em 2012 sobrecarregaria as estruturas logísticas do exame.
Em função disso, o Ministério da Educação decidiu que neste ano haverá apenas uma edição da prova, em novembro, nos dias 3 e 4.



MEC Assessoria de Comunicação Social

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Vida de universitário: alugando um lugar para morar

Meses de janeiro, fevereiro e julho são os preferidos dos universitários para buscar um novo imóvel.



Janeiro, fevereiro e julho são os meses nos quais a busca por imóveis próximos a universidades aumentam. Muitos estudantes que conquistaram a tão disputada vaga na universidade acabam tendo que mudar de cidade ou estado para dar continuidade aos estudos. Outros, mesmo dentro da própria cidade, optam por se mudar para bairros mais próximos da faculdade, reduzindo os custos e o tempo gasto com transporte. “Às vezes o aluguel fica um pouco mais caro do que o gasto com transporte, mas a comodidade de morar próximo a faculdade acaba compensando”, diz Bárbara Silva Freitas, diretora da Primar Administradores de Bens.

O fator que mais influencia a escolha do imóvel pelos universitários é a proximidade com o local de estudo, já que eles precisam sair muito cedo ou chegar muito tarde em casa, à noite. “Uma dica é analisar a vizinhança e verificar se há bares, obras, trânsito pesado ou qualquer outra situação que possa atrapalhar a tranquilidade durante os momentos de estudo”, sugere Bárbara.

A diretora explica que o contrato de aluguel neste tipo de situação é o padrão, com duração de pelo menos 30 meses e cobrança de multa proporcional em caso de rescisão. “Não é comum determinar uma duração diferenciada, como nas locações de temporada. Mas como os estudantes são mais instáveis e durante a faculdade podem mudar de curso ou de casa, por exemplo, é possível, através de negociação, propor a inclusão de uma cláusula no contrato que reduza ou dispense a multa rescisória”.

Por conta da divisão de despesas, alguns estudantes optam por dividirem o mesmo espaço, formando as famosas repúblicas. Nesses casos, é preciso atenção com relação ao contrato. Se ele for feito apenas no nome de uma pessoa, esta será a responsável legal pela locação. “Ao deixar a casa é importante que o contrato seja alterado e fique no nome de alguém que continuará no imóvel. Pois mesmo que o estudante não esteja mais morando na casa ou apartamento, ele pode responder judicialmente se algum problema acontecer e ele estiver como inquilino”, alerta.

Outro cuidado é em relação ao aluguel de imóveis mobiliados. Bárbara aconselha a checar a descrição de tudo que está no contrato e verificar o estado de cada item para evitar problemas quando chegar o momento de devolver o imóvel.


FONTE: MSN Imóveis

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Veja o cronograma do Prouni 2012/1

Clique na imagem para expandi-la


Fonte: PROUNI

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Aluna de 17 anos é a 1ª colocada na Uepa/Prise

A comemoração pela aprovação no vestibular da Universidade do Estado do Pará (Uepa) na casa de Danielle Oliveira de Sousa foi diferente. A estudante de 17 anos conquistou o primeiro lugar geral na Uepa/Prise, no curso de Medicina.Danielle, que nunca repetiu nenhuma série na escola, fez o terceiro ano no colégio Ideal. A estudante conta que estudou todos os dias para a prova: “Pelo menos uma hora por dia tinha que ler alguma coisa do conteúdo. As aulas no Ideal eram pela manhã, à noite fiz cursinho três vezes por semana e segunda à tarde tinha aula de redação”, conta a caloura.Apesar da preparação, Danielle não havia passado na prova da UFPA e conta que não esperava ficar em primeiro lugar. “Foi uma prova trabalhosa, me surpreedi com o gabarito, mas estava muito preocupada com a redação. Ouvir meu nome na rádio foi uma surpresa para todos aqui. Comecei a comemorar”, lembra Daniele.RESULTADOO listão de aprovados nos Processos Seletivos 2012 foi divulgado pela Uepa na manhã desta quarta-feira (11). Antes dos nomes de todos os novos universitários serem afixados nos quadros de aviso, a reitora da instituição, Dra. Marília Brasil Xavier, e outros membros da Gestão Superior anunciaram os nomes dos três primeiros colocados na classificação geral das duas modalidades do vestibular.Veja aqui o listão de aprovados na Uepa

Fonte: DOL

domingo, 8 de janeiro de 2012

Notas de Corte do SISU

Hoje 08/01, às 14:00 horas, saíram as primeiras notas de corte para as diversas vagas oferecidas pelo SISU.

Fique atento! Durante estes dias, a partir das 14:00 horas, o SISU lança no site as notas de corte. Verifique no site se sua nota ainda está entre as não cortadas pelo sistema.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Listão da UFPA deve ser divulgado até às 10h

A cerimônia de divulgação do listão de classificados no Processo Seletivo 2012 (PS 2012) da UFPA inicia nesta quarta-feira, às 8h, com a reunião da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps). Logo depois, a coletiva de impressa sobre a divulgação do resultado do concurso será realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), Campus Guamá, em Belém. A previsão da UFPA é de que a divulgação da lista de classificados no PS 2012 pelas rádios locais inicie por volta das 9h.

Cerca de meia hora após o início da leitura pelas rádios, entre 9h30 e 10h, o Listão será publicado no site do Ceps. Ao mesmo tempo, versões impressas do resultado estarão disponíveis em vários pontos da Universidade, tais como o Centro de Eventos Benedito Nunes, o hall do prédio da reitoria, a sede do Ceps e nos três principais portões da UFPA.


Leitura do listão pelas rádios inicia após coletiva de imprensa - Depois da reunião da Coperps, inicia a coletiva de imprensa sobre a divulgação do listão. A coletiva inicia com o pronunciamento do reitor da UFPA em exercício, Edson Ortiz, e segue com a entrega da lista dos dez primeiros colocados e do listão de classificados.


Também estarão disponíveis para entrevistas durante a coletiva a presidente da Coperps, Marlene Freitas; a diretora do Ceps, Marilucia Oliveira; e o diretor do Centro de registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC), Aluizio Leal, além de integrantes da Coperps e da administração superior da Universidade.


Entre os temas abordados estão informações sobre a realização do concurso, sobre o preenchimento das vagas e, ainda, orientações aos calouros sobre documentos e procedimentos para habilitação e matrícula na Universidade.


Números - Com 1.535 vagas a mais do que no ano passado, o PS 2012 oferta 4.072 para cursos na capital e 3.534 para o interior do Estado, somando 7.606 vagas em 180 cursos de graduação. Dos 72.143 candidatos inscritos, 40.527 concorrem como cotistas e 31.377 como não-cotistas.


Marlene Freitas reconhece que a ansiedade e a expectativa são grandes, mas tranqüiliza os candidatos uma vez que o concurso já está na reta final. “O listão está sendo finalizado e manhã, pela manhã, todos saberemos sobre os resultados deste que foi um dos maiores processos seletivos da história da UFPA”, garante a presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps), Marlene Freitas, também pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade (Proeg).


Serviço:


Listão de Classificados da UFPA – PS 2012


Reunião da Coperps: 8h


Inicio da Leitura pelas rádios: a partir das 9h


Disponibilização do listão no site do Ceps: a partir das 9h30


- Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Ainda sobre o Concurso Público de Cachoeira do Piriá


Prefeitura Municipal de Cachoeira do Piriá


Concurso Público para preenchimento de 503 vagas nos diversos níveis de escolaridade no serviço público municipal.


Para ter acesso ao Cronograma do Concurso Clique AQUI

FONTE: IVIN - Instituto Vicente Nelson

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Lançamento do Edital e Abertura do período de Inscrições do Concurso Público de Cachoeira do Piriá

Para quem estava aguardo informações sobre o Concurso de Cachoeira do Piriá, aí estão as informações mais quentes sobre o assunto!



***********************************************************************************



A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Piriá, Estado do Pará juntamente com o Instituto Vicente Nelson lançam o Edital do Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de vagas para o quadro permanente do serviço municipal da Prefeitura de Cachoeira do Piriá.

Há cargos para nível fundamental, médio e superior, totalizando 503 vagas, salários até R$ 2.830,00.
CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL: Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Servente, Gari, Operador de Pá Mecânica, Operador de Equipamentos Leves, Mecânico de Máquinas e Equipamentos, Vigia, Operador de Motoniveladora, Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados, o valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 35,00.

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO: Professor Peti, Agente Administrativo, Agente de Vigilância Epidemiológica, Agente de Vigilância Sanitária, Microscopista, Fiscal de Tributos, Técnico em Laboratório, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, com taxas de inscrição no valor de R$ 50,00.

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR: Professor Educação Básica II, Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo. Taxa de Inscrição no valor de R$ 70,00.

As inscrições serão efetuadas apenas pela internet, através do site: www.ivin.com.br

As inscrições se iniciam dia 06 de janeiro de 2012.



Fonte: Santa Luzia em Foco