Lomadee

terça-feira, 24 de maio de 2011

Inscrições no Enem vão até 10 de junho

     O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebe até o dia 10 junho as inscrições dos estudantes que querem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também já estão definidas as datas das provas deste ano, que acontecerão nos dias 22 e 23 de outubro. O exame tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio. O Enem é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação.

     As provas do Enem 2011 estão marcadas para os dias 22 e 23 de outubro. Inscrições vão até 10 de junhoAs inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site http://enem.inep.gov.br/, e terão o custo de R$35,00. Assim como nas outras edições, haverá isenção do pagamento da tarifa para alunos que vão concluir o ensino médio em rede pública. No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária. O candidato deve fornecer o número do CPF e o do documento de identidade. Estudantes com necessidades especiais precisam informar no ato da inscrição sua situação. Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados.

     O edital indica ainda que cabe ao candidato verificar se a inscrição foi concluída com sucesso. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas.

     Também será usados nos programas de bolsa de estudos (ProUni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação. O Comprovante da Inscrição estará disponível no endereço eletrônico do Enem.

Provas

     O Exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação.

     As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio: ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia; ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia; Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação; Matemática e suas tecnologias: matemática.
     As provas terão início às 13h. No dia 22 de outubro serão realizadas as avaliações de Ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No dia 23 serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

     As provas terão 5h30 de duração. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova.

Redação

     A redação do Enem é corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 300 pontos ou mais na nota atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1000), a redação passará por uma terceira correção, realizada por um supervisor.

     A nota atribuída pelo supervisor substitui a nota dos demais corretores. De acordo com o edital, o Inep considera que a metodologia empregada na correção das redações contempla recurso de ofício.

     Será atribuída nota zero à redação: que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada “em branco”, com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará “texto insuficiente”; Linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada “anulada”.

Mudanças

     A partir de determinação do Ministério da Educação, este ano o exame passará por algumas mudanças no processo para evitar que sejam cometidos erros iguais aos da edição anterior.

     Antes de iniciar as provas, de acordo com o edital, o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade indicada no cartão-resposta e contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões. O estudante deverá ler e conferir todas as informações registradas no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na lista de presença e demais documentos do exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário