Lomadee

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Belenenses vão às compras no feriado

Os belenenses aproveitaram o feriado de Nossa Senhora da Conceição, nesta quinta-feira (8), para adiantar as compras de Natal, já que o centro comercial e os três shoppings da cidade abriram normalmente hoje, devido a um acordo firmado entre o Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) e o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Lojistas do Município de Belém (Sintclobe). A movimentação no comércio foi intensa durante toda a manhã. Os lojistas e ambulantes comemoraram as vendas. Já os belenenses aproveitaram os descontos e o 13º salário.


'Aproveitei o feriadão para trazer toda a família para escolher roupas e comprar umas coisinhas para decorar a casa. Estou achando os preços em conta, principalmente quando a gente tem dinheiro para comprar à vista', comemorou a dona de casa Sylvia Pantoja, que estava acompanhada dos filhos em uma loja na Rua João Alfredo.


E Sylvia estava certa. Em uma rápida conversa com lojistas e vendedores do Centro Comercial , o Portal ORM apurou que pagando à vista, a compra pode sair ainda mais barata. 'Com dinheiro na mão, o cliente pode barganhar um preço mais em conta e receber descontos de 10% a 20%, tudo depende do valor', disse Airton José, vendedor de uma loja de confecções. Ainda segundo Airton, a procura maior é por calças, camisas e vestidos, que são os  grandes campeões de venda nesse período do ano. 'O movimento na loja está muito grande hoje e as pessoas geralmente compram roupas para usar no Natal e Ano Novo'.

Se os lojistas comemoram as vendas, os ambulantes também não têm do que se queixar. Basta dar uma circulada pelas ruas do comércio para perceber que as barraquinhas vivem lotadas. 'As vendas estão muito boas desde o início de dezembro, graças a Deus. E como hoje é feriado, a tendência é aumentar mais ainda', disse Welligton Robeiro, que é vendedor de bolsas e trabalha há mais de dez anos na Travessa Padre Eutíquio.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), cerca de 1,5 milhão de pessoas no Pará devem receber o 13º salário, dos quais 42% são aposentados ou pensionistas e o restante, 58%, atuam no setor formal da economia ou em atividades domésticas com carteira assinada. Esse 'dinheiro extra' deve injetar cerca de R$ 1,4 bilhão na economia paraense.

Fontes:
Redação Portal ORM
Fotos: Bruno Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário